sexta-feira, 5 de abril de 2013

Quem inventou a casquinha?


No princípio os sorvetes eram servidos em pratos, depois em taças especiais devido as suas características cremosas e térmicas, mas certo dia Ítalo Marchioni, imigrante italiano nos Estados Unidos. No dia 13 de dezembro de 1903 patenteou um wafer criado por ele para servir sorvete. Como havia acabado de emigrar para a América, para ganhar a vida começou a vender sorvete de limão num carrinho de mão no centro de Nova York. Como os pratos eram pesados de carregar e difíceis de limpar na rua, teria inventado um porta-sorvetes comestível, à base de um wafer redondo enrolado.

Outra versão para a casquinha de sorvete é contada por Mary Lou Menches, professora na Universidade de Illinois.  Em todos os verões, em Saint Louis, seu avô vendia sorvete em um estande na tradicional exposição anual. Em julho de 1904, ele queria oferecer um sorvete a uma linda garota, mas não dispunha mais de pratos limpos.

Na corrida, ele teria sido auxiliado pelo estande vizinho. Era o imigrante sírio Ernest Hamwi, que oferecia zalabia, uma especialidade da Síria, feita à base de farinha, açúcar, ovos, casca de limão e aroma de baunilha, prensado num ferro especial. Quando ele ficava bem dourado, era enrolado em forma de cone e enchido com creme de frutas.

O avô de Mary comprou uma zalabia sem recheio, deixou esfriar e encheu de sorvete. Logo que acabou a festa, resolveu industrializar o invento, que fez o maior sucesso nas exposições seguintes e com o passar dos anos virou febre no mundo todo.

Mais um invento genial criado pela necessidade e que atravessa os anos! 
Recomendamos que você experimente nossa linha de cones! ;)

Acesse nossa loja virtual e confira as caquinhas e sorvetes Glut's que estão esperando por você!

Nenhum comentário: